Vivemos numa época de declínio cultural. Podemos perceber isso quando notamos que o funk se transformou em estilo musical tolerável e apreciado por essa nova geração e que tênis de R$ 1000 reais hoje é parâmetro de beleza.
Sim porque essas músicas fazem parte da cultura do povo, elas representam valores morais e sociais aos quais somos obrigados a aceitar, pois senão corremos o risco de sermos preconceituosos e insensíveis...
Resolvi um dia escutar uma “melodia” de uns MC’s mirins que se dizem “cantores” (desculpem pelo excesso de aspas, mas é inevitável) e descobri que estava completamente errado. Eles não são tão ruins, eles são bem piores que isso...Só de imaginar que esse tipo de estilo musical representa a juventude de nosso país dá uma vontade incrível se jogar numa ponte de cabeça.
Reparei nas letras, nos clipes, na repercussão. Um detalhe que merece destaque são as letras, na verdade, não é preciso ser um compositor para criar um funk como esses que são criados hoje em dia. Para ser mais sincero, pessoas que compõem alguns funks que hoje fazem sucesso por ai não eram nem para serem chamados de compositores. Não podemos conceituar como compostiores pessoas que juntam meia dúzia de porcarias e colocam uma mesma batida e depois dizem que isso é música...isso já é apelação para a nobre inteligência de verdadeiros compositores.
Para compor um funk de sucesso hoje em dia você precisa apenas de algumas palavras como; notas de cem, oakley, moto 1100, chandon, novinha nem se diga, camaro, hornet, e por aí vai.
Entretanto, não podemos deixar de lado outros gêneros musicais que usam e abusam de letras de duplo sentido carregadas de ritmos sensuais e mensagens eróticas. A diferença e que o funk resolveu passar essa mensagem de uma maneira explicita e imoral, sem se importar muito com a formação de crianças e adolescentes. Hoje em dia não é muito difícil encontrar na internet vídeos de crianças de oito nove anos empinando a bunda de cabeça para baixo e um bando de “adulto” ao redor achando tudo bonitinho...
O foda disso tudo é ter que aceitar que toda essa porcaria musical é considerada manifestação cultural... Nada contra as pessoas que ganham dinheiro com isso, ou melhor, muito dinheiro com isso, o que me deixa estarrecido é ver que uma imensidão de jovens estão começando a incorporar esse estilo de música ao seu estilo de se comportar, de se vestir. Uma legião de jovens sem conteúdo, fúteis, em certo ponto imbecis...
Contudo, esse é o nosso país. Ignorante, omisso e ritmado por uma cultura musical vazia, mas bem sensualizada. Viva a nossa cultura!!


Postar um comentário

0 Comentários