Parte 1
O universo religioso inspira estudos detalhados para entender algumas situações
Porque será que a juventude evangélica cresce tanto na nossa sociedade?
Quais são os motivos que explicam a pouca atuação da juventude católica em nossa sociedade?
Depois de algumas experiências e de alguns estudos consegui enumerar algumas explicações que podem esclarecer algumas dessas dúvidas. Afinal, o estudo nesse caso é parte fundamental e indispensável, pois somente dessa é possível averiguar com imparcialidade as causas e efeitos dessa mudança na nossa juventude.
Participando do mundo juvenil evangélico é possível perceber uma evolução bastante positiva no cotidiano desses jovens. Um desses pontos é a independência social e cultural.
O que isso quer dizer? O jovem evangélico não precisa da diversão mundana para se divertir e se interagir com outros jovens. Ele encontra tudo o que precisa em seu próprio universo. Duplas sertanejas evangélicas, grupos de funk gospel, DJ’s gospel e tudo mais.
E, além disso, eles valorizam o trabalho de todos esses profissionais, sem demagogias ou falsidades. E isso proporciona um incentivo a mais para os profissionais que vivem desse meio, profissionalizando ainda mais o meio artístico. Em suma, existem inúmeros que vivem bem apenas realizando shows para esse público, pois a presença é sempre garantida. Exemplo disso é a boate aberta recentemente na Praça do D.I em Taguatinga que já conta com sucesso garantido e casa cheia quase todo fim de semana. Ou seja, quando jovens evangélicos querem se divertir eles prestigiam somente o trabalho desses profissionais. Fato que é quase impossível para católicos que só fazem isso em datas marcadas, quando jovens católicos querem ouvir músicas sertanejas eles vão para os bares do mundo, quando querem escutar funk eles frequentam os bailes da vida. Até porque a cultura católica não oferece opções, ela é estática, tradicional demais.
É nesse contexto que entra o outro fator preponderante nessa história: o incentivo dos coordenadores e chefes religiosos.
A juventude evangélica conta com um apoio incondicional dos pastores para realizar tantas mudanças, em alguns casos são até mesmo os próprios pastores que participam do movimento de jovem da instituição. Isso traz a possibilidade de diversificar os modelos de evangelização, podendo com isso oferecer aos jovens a oportunidade de vivenciar algo diferente e isso faz com que o jovem fique e inicie seu caminho na congregação.
Esse fato explica o porquê de tantos jovens  visitarem os movimentos juvenis evangélicos. Por outro lado, constatei que a grande maioria da juventude católica é formado por jovens que já estão dentro do ambiente católico, ou seja, os movimentos juvenis católicos não conseguem estimular jovens a seguir a doutrina cristã católica, quase todos os jovens que entram ou que fazem parte do universo católico são de jovens que tem uma ligação direta com pessoas que  frequentam ou que já frequentaram o cotidiano católico...


Postar um comentário

0 Comentários