Ser bem sucedido hoje em dia é uma tarefa bem árdua e complicada, a menos que você acerte na mega sena ou comece a traficar drogas. De outra forma, o caminho para o sucesso é trilhado com quedas inevitáveis, barreiras financeiras e pedras incômodas que irão te fazer pensar se realmente vale a pena todo esse sacrifício em troca de dinheiro e prestigio.
As pessoas costumam idealizar sucesso de maneira bem diferente. Para alguns, a carreira no serviço público representa o auge. Para outros, a abertura de um negócio é o ponto de partida para o sucesso financeiro e para a independência profissional. De um jeito ou de outro, milhares de pessoas lá fora estão atrás disso. Muito se perdem nessa buscam.
Na outra linha de raciocínio podemos encontrar um grupo que encara esse tema de uma maneira bastante controversa. Estou falando da nova geração, dos novos jovens do século XXI. Para esses jovens, o sucesso é a coisa mais importante que lhes podem acontecer, e a proliferação de uma praga urbana chamada funk ajudou a desenvolver nesses jovens uma insaciável vontade de parecer famoso e rico aos olhos dos outros. É uma vontade incontrolável de ostentar tênis famosos, celulares de última geração, óculos e tantas outras coisas que fica até difícil de relatar por aqui. A fama também parece que mexe com o imaginário inocente desses jovens. As redes sociais ajudaram a materializar esse desejo de fama e reconhecimento e transformaram o sonho desses jovens em realidade: o desejo de ficar famoso mesmo que para isso seja necessário esquecer valores morais e de personalidade.
Mês passado me deparei com uma notícia confirmada de que meninas do E.C 17 de Taguatinga estavam postando fotos delas nuas. Tudo isso simplesmente para receber elogios, fama e prestígio. Senti uma enorme vontade de rir, mas a situação era tosca demais para terminar em zuação.
Afinal, até onde vai a imaginação dessa nova geração? Fica difícil acreditar que iremos mudar no futuro. A futilidade desses jovens é assustador. Preocupante.
Meninos com tênis de R$1.000, 00 parcelado andando a pé, pagos com o dinheiro sacrificado dos pais. Meninas alcoólatras que acham bonitinho se embriagar em festas regadas a drogas e sexualidade explícita. E pais incapazes de proporcionar educação firme e exemplar.
O cenário ainda pode piorar muito. O funk veio pra ficar e infelizmente teremos que conviver com essa doença na nossa sociedade. Enquanto isso, a decadência da nossa juventude é assistida por todos nós, sem muita expectativa de melhora. Principalmente quando se olha para a periferia.
Ai o bicho pega! Sucesso é fruto da nossa capacidade de enfrentar as situações com coragem e determinação. Isso não se aprende em letras de funk. Isso se aprende com a vida, com aprendizado, com disciplina. Comprar tênis de 1. 000,00 é fácil, qualquer loja parcela.
Difícil é se transformar em um homem forte, de personalidade e determinado. Para esses, o sucesso não está nas conquistas materiais, isso é conseqüência. Para esses homens o sucesso é apenas uma etapa simples de algo bem mais importante. Para esses homens o sucesso está no poder que você tem para transformar a sua vida, independentemente de dinheiro ou fama.
0 Comentários
Se for para comentar, comente algo inteligente.