Bem! Vejo que muitas pessoas estão considerando a possibilidade de votar nulo ou branco nessas eleições pelo fato de não aceitar o comportamento e as propostas dos candidatos à Presidência da República do nosso país.

Mas, antes de concretizar sua escolha pela invalidez do seu voto, peço que considere algumas questões. Alguns pontos que talvez você nem escute, mas que pelo menos te faça fazer uma auto reflexão e somente depois disso tome sua última decisão.

A Constituição do nosso país nos garante um exercício de cidadania muito importante nos dias de hoje, o direito ao voto. Até bem pouco tempo atrás isso era privilégio de poucos. Até bem pouco tempo atrás tínhamos em nosso país eleições indiretas, ou seja, não era a gente quem escolhia as pessoas que iriam governar o nosso Estado ou o nosso país. Graças ao empenho, a coragem e até mesmo a vida de muitas pessoas, hoje, temos a liberdade de escolher nossos representantes. Temos a liberdade de reclamar, de nos expressar e juntos tentar mudar o futuro do nosso povo.

Quando você abdica do seu direito de voto está, automaticamente, deixando que as outras pessoas escolham os rumos do seu destino. A sua indiferença torna a sua omissão em escudo para desculpas futuras: “ ah! Pelo menos eu não votei nesse cara! “Ah! Graças a Deus não votei nessa mulher. É muito mais cômodo pairar no estado da imparcialidade e depois achar que pode protestar ou reclamar do futuro que te aguarda. Pois, lá na frente você não terá moral psicológica para reclamar da fila das repartições públicas, dos ônibus atrasados e super lotados, das emergências sem médicos ou dos impostos altíssimos porque no momento que você podia fazer alguma coisa você não fez e escolheu deixar o futuro nas mão dos outros.

Então meu caro, vote! Por mais que as opções não sejam tão boas pelo menos abra a possibilidade de alguém te surpreender. Pague o preço para ver se alguém queima a sua língua. Pelo menos lá na frente, no futuro, você terá a honra de reclamar de alguém. Sua indignação terá nome e rosto porque ele partiu do íntimo da sua escolha. Porque deve ser muito chato não ter moral para reclamar de alguém que você nem mesmo escolheu.

Marcos Costha



Postar um comentário

0 Comentários