Quantos prêmios o filme Aquarius ganhou no festival de cinema de Cannes?
Nenhum.

Tanto barulho por nada. Nem um premiozinho. Nem de consolação. O que mostra a realidade do cinema brasileiro, muito postura para pouco resultado.

O filme "I, Daniel Blake", do diretor Ken Loach, recebeu a Palma de Ouro na 69ª edição no Festival de Cannes neste domingo (22). O longa desbancou o brasileiro "Aquarius", do cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, que também estava na disputa.

O filme que ficou bastante conhecido pela manifestação que realizou no tapete vermelho do Festival contra a extinção do Ministério da Cultura (MINC) ficou de mãos abanando no festival de Cannes. Apesar de ser bem aceito pela crítica o filme não conseguiu nenhum prêmio no festival.

O filme foi também um dos beneficiados pela contestada Lei Rouanet, que captou mais de 2 milhões para a produção do filme.

Não é de hoje que o Cinema brasileiro não consegue materializar investimentos em prêmios e reconhecimento. Já está mais do que na hora do Cinema Brasileiro começar a entender porque não consegue produzir obras que mereçam premiações internacionais. 

Não podemos mais ficar nos contentando com prêmios de Consolação. Está na hora de rever alguns conceitos e reformular padrões.

O que está faltando? Criatividade? Roteiro? Inspiração? Preparação?

Não sei, só sei que os prêmios não estão vindo, ou nunca vieram, e isso nos leva a começar a questionar a viabilidade de continuar patrocinando tantos fracassos.

Já que é o dinheiro público que patrocina estes filmes, nada mais justo do que cobrarmos resultados imediatos.

Postar um comentário

0 Comentários