Quer saber por que países desenvolvidos como os Estados unidos não usam a Urna Eletrônica Brasileira no sistema de votação e ainda continuam utilizando votação manual com cédulas?

“Diferentemente do sistema eleitoral brasileiro, que conta com urnas eletrônicas e transmissão de dados por meio de satélite para agilizar o processo de apuração dos votos, os Estados Unidos não confiam no sistema de contagem de votos totalmente computadorizado e ainda utilizam cédulas de votação.
O procedimento americano é manual, e em alguns Estados a cédula chega a ser do tamanho de uma folha de jornal. O eleitor preenche a cédula - em que vota para deputado, senador e governador -, que depois é escaneada. A idéia é que a justiça eleitoral americana fique com uma cópia de papel do voto.
Nos EUA, em caso de dúvida do resultado, basta recontar os comprovantes escaniados. Esta é a garantia de transparência do processo. No Brasil, em caso de dúvidas, não há o que fazer. O TSE afirma que a urna eletrônica é inviolável, e por isso, não precisamos conferir.”
Fonte: http://www.fraudeurnaseletronicas.com.br/2010/11/eua-seguranca-do-voto-e-mais-importante.html

O que você acha mais importante para o seu voto: a rapidez na totalização ou a segurança  do resultado ?        


Ou seja, a transparência na votação eleitoral é o principal motivo para que países desenvolvidos, como os Estado unidos, não utilizem as tais Urnas eletrônicas brasileiras e ainda preservem em pleno século XXI a votação por cédulas manuais. Em caso de dúvidas eleitorais a solução é a recontagem manual de todos os votos excluindo a dúvida gerada. Diferentemente do nosso país que se algum candidato ou qualquer cidadão comum quiser solicitar a recontagem de votos por indícios de fraude eleitoral não será possível, pois não existe recontagem nas urnas eletrônicas brasileiras. Resumindo: confiamos nosso futuro políticos em máquinas que são facilmente manipuladas por qualquer conhecedor de softwares.

Ao contrário do que o Governo diz: ”temos uma tecnologia igual ou melhor do que qualquer país de primeiro mundo”, quando se observa os fatos na sua realidade cruel e irrevogável vemos que não somos tão tecnológicos assim, afinal, se o país que já mandou um homem para a Lua no século passado não confia 100% por cento nesse tipo de votação(urna eletrônica) é um claro sinal de que alguma coisa ai nesse meio não está certo.


Por fim, no país onde a corrupção está enraizada na política, é de se desconfiar de qualquer coisa. Sou um dos que preferem a transparência, a lisura e a ética do que a rapidez na apuração dessas votações onde tantos interesses estão envolvidos. A corrupção é capaz de qualquer coisa, até de achar que somos capazes de termo uma tecnologia tão superior a de países tão desenvolvidos. Lembro-me que o ENEM também era 100% confiável e deu no que deu!

Postar um comentário

0 Comentários