Na Argentina, 40% da frota é movida a diesel, e na Europa, mais de 50% dos veículos de passeio utilizam este óleo combustível, afinal, o diesel é mais barato que a gasolina e seus motores chegam a ser até 30% mais econômicos que os motores a gasolina.
A partir desse pressuposto, uma questão interessante suscitou em minhas reflexões cotidianas: um pensamento bem intrigante que mereceu um pouco de atenção.
- Porque não temos aqui no Brasil veículos leves movidos a diesel?
 - Porque somente veículos pesados e grandes, como ônibus, caminhonetes e caminhões podem utilizar esse tipo de combustível?
Estudando um pouco aprendi que:
A Portaria nº 346, de 19 de novembro de 1976, do Ministério da Indústria e Comércio proibiu o uso e a comercialização de veículos leves (automóveis) de passageiros movidos a Diesel com os seguintes argumentos:

·         O processo de refino favorecia mais a produção de gasolina do que de Diesel.
·         A necessidade de redução da despesa com a importação de petróleo e derivados.
·         Concentrar o uso do Diesel no transporte de carga e coletivo de passageiros.
·         Os subsídios concedidos ao Diesel, como parte da política econômica da época.
·         O uso do álcool em veículos de grande porte não ter sido economicamente viável.
·         A redução do uso de derivados leves (gasolina), incentivando o uso do álcool.
A medida foi eminentemente política, sem efeito prático, já que na época os automóveis a Diesel não eram fabricados no Brasil e havia restrição geral à importação de veículos. Além disso, a imagem ruim dos automóveis movidos a Diesel da época não justificava receio de aumento da frota.

Resumindo, uma decisão política dos anos 80, e que ainda não foi revisada, vigora no país e proibi que veículos leves possam utilizar o diesel para abastecer seus carros, mesmo que grande parte dos países no mundo já tenha autorizado. As motivações para a proibição em 1970 já não existem mais, e mesmo assim o Governo ainda não liberou a utilização do Diesel pela frota brasileira

Segundo especialistas: os motores a diesel de hoje são muito diferentes dos antigos motores com injeção mecânica, que precisavam ser regulados com maior frequência, eram ruidosos, ásperos e só funcionavam em baixas rotações. "Em paralelo às evoluções tecnológicas do motor, também o combustível diesel foi aprimorado. Além disso, o Brasil já começou a introduzir essas melhorias no combustível e ainda temos o biodiesel como um grande aliado

A verdade é que o Governo está pouco se lixando para a economia que você, cidadão, pode ter na sua vida financeira. Todos sabem que grande parte das economias financeiras da família brasileira hoje é destinada ao pagamento do abastecimento dos carros. O carro nos tempos modernos é uma ferramenta indispensável, até mesmo para a classe C.

A liberação do diesel para veículos leves certamente ajudaria muito o cidadão brasileiro. Mas, como já aprendemos com as lições que essa política suja nos ensina, dificilmente isso será implantando no nosso país. Visto que, tudo o que é feito para beneficiar o cidadão dificilmente logra êxito


Postar um comentário

0 Comentários